experiências

A R T E É P A I X O N I T E A G U D A 

SP - ARTE + rotas brasileiras

"Um encontro muito feliz e prazeroso entre times que gostam do que fazem!"
Fernanda Feitosa - SP-Arte

Marina Linhares foi convidada para compor o primeiro Collectors Lounge da SP-Arte, em 2023, reunindo mobiliário de grandes nomes do design modernista nacional como os Irmãos Campana, Zanine Caldas, Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Geraldo de Barros, Julio Katinsky e Oswaldo Mellone ao lado de obras de arte escolhidas a dedo.

O mesmo conceito foi expandido para outros espaços de convivência da maior feira de arte e design da América Latina, com objetivo de aproximar as pessoas, gerar boas conversas e arejar entre uma visita e outra.

SP-Arte 2023 - Making-of Collectors Lounge

Arte sempre foi paixonite aguda.
Marina Linhares

V I V A A   A R T E !

Fotos: Romulo Fialdini

RESGATE DE MINHAS MEMÓRIAS

ALGUÉM PASSA POR AQUI E DEIXA  ALGUMA COISA

Uma pequena casa abandonada na Serra da Bocaina, repleta de memórias afetivas, e o desejo de refletir sobre processo criativo foram os pontos de partida da publicação Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa.

Entre viagens para Portugal,
Marrocos, França, Rio Grande do Sul e pela própria região da Bocaina, uma extensa pesquisa de referências e inspirações foi levada a campo para definir os elementos daquele projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido por) um exercício coletivo de olhar. 

CRÉDITOS

Projeto editorial: Baba Vacaro
Fotos: Ruy Teixeira
Textos: Noemi Jaffe
Editora Olhares

U M N O V O J E I T O D O M E S M O J E I T O

CASACOR SP 2022

…não estou fazendo
de um jeito novo mas sim,
de uma maneira nova,
mais pensada, atual e madura…
Marina Linhares

  • A preocupação de Marina neste projeto foi além das paredes internas. Ela transformou o ambiente intitulado de “Um jeito novo do mesmo jeito” em um espaço acessível, onde todos os sentidos eram privilegiados e as diferenças acolhidas.

    Na fachada, os visitantes foram recepcionados com uma projeção mapeada da letra da música ‘Noturno em São Paulo’, de Dick Farney, que também aparece no disco da vitrola e no livro Conjunto Nacional: a conquista da Paulista, presentes na decoração do ambiente. 

    A fragrância Manacá, desenvolvida por Marina, transportava os visitantes para um lugar especial com a certeza das boas-vindas sempre presente. 

    Rampas de acesso, corredores com largura suficiente para o trânsito de cadeirantes e corrimãos... Uma planta baixa tátil possibilitava os visitantes com qualquer tipo de deficiência visual um melhor entendimento da concepção, disposição e dimensões de cada uma das peças, potencializado por áudio descrição e por detalhes em relevo de todos os tecidos que foram utilizados no ambiente. Para completar, vídeos em Libras, possibilitaram à comunidade surda detalhes interessantes sobre a idealização do projeto e o conceito do ambiente. 

    “O capricho é uma constante em tudo o que faço, mas precisa ser apreciado, vivenciado e aproveitado por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer nosso trabalho.” Marina Linhares 

Marina foi uma das homenageadas
na Casacor SP 2022, quando celebrou 20 anos de sua primeira participação no evento.

“O convite de voltar à Casacor num lugar tão especial como o Conjunto Nacional foi inspirador. Não tive coragem de colocar cortinas, para ficar admirando a Avenida Paulista” Marina Linhares

Fotos: Rômulo Fialdini, Salvator Cordaro

U M A C A S A Q U E N A V E G A

O projeto de um barco-casa

da Marina da Glória para o mundo

Um homem precisa viajar (...)
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. 
Amyr Klink

Fotos: André Nazareth

Anterior
Anterior

internacional

Próximo
Próximo

hospitalidade